FANDOM

Wiki Bibliotecas 2.0
Bibliotecas-digitais-1263x500

Você já pensou em como seria uma biblioteca 2.0?

Video web 2 para bibliotecas

Video web 2 para bibliotecas

Vídeo explicativo em espanhol sobre o assunto

Quais os elementos essenciais para este tipo de biblioteca?Editar

  • São centradas no usuário, eles participam na criação de conteúdos e serviços que vêem na presença da biblioteca na web, OPACs, etc. O consumo e a criação do conteúdo é dinâmica, e por isso as funções do bibliotecário e do usuário nem sempre são claras.
  • Oferecem uma experiência multimídia. Ambos, coleções e serviços de Biblioteca 2.0, contêm componentes de áudio e vídeo. Embora isso nem sempre seja citado como uma função de Biblioteca 2.0, é sugerido que deva ser.
  • São socialmente ricas. A presença da biblioteca na web inclui a presença dos usuários. Há tanto formas síncronas (ex. MI) e assíncronax (ex. wikis) para os usuários se comunicarem entre si e com os bibliotecários.
  • São comunitariamente inovadoras. Este é talvez o aspecto mais importante e singular da Biblioteca 2.0. Baseia-se no fundamento das bibliotecas como serviço comunitário, mas entende que as comunidades mudam, e as bibliotecas não devem apenas mudar com elas, elas devem permitir que os usuários mudem a biblioteca. Ela busca continuamente mudar seus serviços, achar novas formas de permitir que as comunidades, não somente os indivíduos busquem, achem e utilizem informação.

Fonte: Conteúdo retirado do artigo Teoria da Biblioteca 2.0: Web 2.0 e suas implicações para as bibliotecas de Jack M. Maness